Faculdade de Artes

Programa Mobilidade AULP na Faculdade de Artes da Universidade de Luanda

Na terça-feira do dia 05 de Março de 2024,  a Faculdade de Artes da UniLuanda, por meio do Decano da mesma, Professor Doutor Lulenga Mambu, e junto dos representantes da Reitoria da UniLuanda, Sra. Esmeralda Saldanha e o Sr. Victor Lopes e toda comunidade académica da FaArtes, deram as calorosas boas vindas as suas instalações a Sra. Pandora Guimarães e Sra. Sandra Moura, pessoal da AULP.

Momento de esclarecimento

O momento foi bastante oportuno para um esclarecimento sobre os projectos em andamento da AULP, da extinção da Procultura para o avanço da Procultura+. Os programas da AULP são de bolsas semestrais para que os estudantes possam ter experiências únicas na sua formação em qualquer país que faça parte da CPLP. Este arranjo, dá um benefício de interculturalidade aos estudantes.

Momento de questões

O Projecto Procultura+, realmente tem mesmo um acréscimo de “+”, diferente da Procultura, que era focado apenas aos estudantes, agora, o Procultura+ abrange até aos Docentes, tendo ainda um benefício de publicação de um artigo na revista da AULP por parte dos Docentes.

As avaliações para a selecção dum estudante e um Docente são totalmente diferentes, e foram bem diferenciadas e esclarecidas pela Sra. Pandora Guimarães, os estudantes são avaliados pelas suas notas, carta de motivação e condição financeira, diferente de outras bolsas, mesmo aqueles estudantes que possuam uma bolsa de estudo, a AULP, não impede que nenhum estudante do 1*, 2* e 3* ano, no caso da FaArtes, para os cursos de Música e Teatro, façam parte deste projecto e usufruam duma experiência enriquecedora de mobilidade em qualquer instituição aderente, com os apoios ao nível de alojamento, alimentação e da isenção do pagamento de propinas.  E por vezes, mesmo que não tem ocorrido para todos, a AULP trabalha para que os vistos dos beneficiados sejam isentos de pagamento. Os Docentes são apenas seleccionados pela Universidade.

Jelson Matias, Estudante do 3* ano na FaArtes
Veloso Pedro, Estudante do 3* ano na FaArtes

Visto que a intenção de facilitar na adesão e mobilidade do estudante é notável pela AULP, houve momento de simulação duma candidatura e testemunha de estudantes do Curso de Artes Visuais da Faculdade de Artes da UniLuanda que declararam na primeira voz o que significou para eles fazerem parte do Projecto Procultura.

Reconhece-se que sozinhos faz-se pouco, mas juntos, faz-se muito, incentiva-se a todos estudantes a fazerem parte do Projecto Procultura+, porque o mundo de hoje é globalizado, e que a ciência e a arte não têm dono. 

Fonte/Texto: Departamento de Tecnologias de Informação e Comunicação.

2 Comments

  1. Professora Marquinhas de Sousa

    Fico satisfeita com estas iniciativas que agregam valores para Uniluanda e para os estudantes.

    1. Kididi António

      Realmente ilustre Professora Marquinhas, com estas cooperações, ganhamos todos nós!
      Vamos agindo sempre no presente e só assim garantiremos o futuro melhor pra toda comunidade académica da Nossa UniLuanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *