Faculdade de Artes

DEI de Artes Plásticas / FaArtes

Departamento de Ensino e Investigação de Artes Plásticas

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O Departamento  de Ensino e Investigação de Artes Plásticas é um departamento dedicado ao ensino, pesquisa e promoção e extensão das artes visuais. Oferece programas de estudo que abrangem diversas disciplinas artísticas. No curso de Artes Visuais, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas e conceituais, explorando diferentes formas de expressão visual. Além da formação artística, o departamento desempenha um papel importante na promoção da cultura interligado com a comunidade, por meio de exposições, palestras, workshops e outras actividades que contribuem para o enriquecimento cultural da sociedade angolana e não só.
Através de um grupo docente qualificado mediante as instalações adequadas, o departamento visa proporcionar aos estudantes uma educação artística de qualidade, preparando-os para carreiras profissionais desafiantes no campo das artes visuais, estimulando assim, o desenvolvimento de um espírito crítico e uma visão reflexiva abrangente sobre a arte e a cultura.
Curso Chefe do DEI Duração Plano Curricular
Artes Visuais
Agostinho José
4 anos
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CORPO DOCENTE

DADOS DO DOCENTE

  • Chefe do DEI de Artes Plásticas do curso de Artes Visuais;
  • Email: agostinhokanundula@gmail.com
  • Mestrando em Psicologia Social.

UNIDADES CURRICULARES (DISCIPLINAS/CADEIRAS)

  • Estudos anatómico;
  • Fundamento do Design;
  • Fundamento do Desenho.

ÁREAS DE INTERESSE

  • Criação e desenvolvimento das novas linguagens artísticas como esculturas em assamblagem e em metal;
  • Ensino do desenho artístico realístico;
  • Processos criativos voltados nas esculturas tradicionais e artesanais.

DADOS DO DOCENTE

  1. ngomakokoto@gmail.com 
  2. ngoma2000@hotmail.com 
  3. dapaixo2000@yahoo.com.br
  • Licenciatura em Antropologia na Faculdade de Ciências Sociais pela Universidade Agostinho Neto;
  • Mestre em  Educação – Ensino de História de Angola, pelo ISCED de Luanda;
  • Doutorando em Difusão do Conhecimento na Universidade do Estado da Bahia – Brasil.

UNIDADES CURRICULARES (DISCIPLINAS/CADEIRAS)

  • Antropologia; 
  • Antropologia da Arte; 
  • Sociedade e Culturas de Angola.

ÁREAS DE INTERESSE

  • Ciências Sociais e Humanas;
  • Artes e Humanidade;
  • Construção curricular.

ALGUMAS PUBLICAÇÕES

  • Artigos completos publicados em periódicos 
  1. NGOMA, J. D.Entronização do candidato ao ‘poder político endógeno” africano: um olhar sobre a organização política do subgrupo vambalundu do reino de Ombalundu dos ovimbundu de Angola, província de Wambu. https://revistas.uneb.br/index.php/dadosdeafricas. , v.1, p.45 – 63, 2020. 
  • Artigos em jornal de notícias
  1. NGOMA, J. D. Antropólogo defende construção da identidade cultural a partir da família. Jornal opaís. Angola – Luanda, p.12 – 12, 2021;
  2. NGOMA, J. D. Fome pode destruir o caráter da pessoa. JORNAL OPAÍS. Angola – Luanda, p.12 – 12, 2021;
  3. NGOMA, J. D. Académicos alertam para os riscos da sedentarização dos khoisan. JORNAL OPAÍS. Angola – Luanda, p.10 – 11, 2020;
  4. NGOMA, J. D. Um tributo aos guardiões dos valores da família ‘Dia internacional dos avós’. JORNAL DE ANGOLA. Angola – Luanda, p.24 – 24, 2020.

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DADOS DO DOCENTE

  1. simaosoneca3@gmail.com  
  2. sandrasoneca1@gmail.com 
  • Licenciatura em Psicologia do Trabalho pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais da
    Universidade Agostinho Neto;
  • Mestre em  Educação – Ensino de História de Angola, pelo ISCED de Luanda;
  • Doutorando em Difusão do Conhecimento na Universidade do Estado da Bahia – Brasil.

UNIDADES CURRICULARES (DISCIPLINAS/CADEIRAS)

  • Psicologia Geral;
  • Psicologia aplicada a Música;
  • Psicologia Aplicada;
  • Psicologia.

ÁREAS DE INTERESSE

  • Educação e Ensino;
  • Psicologia;
  • História;
  • Memórias das Artes.

ALGUMAS PUBLICAÇÕES

  • Artigos completos publicados em periódicos 
  1. SONECA, S. Breves considerações sobre a memória histórica, congelada no manual de ensino de história da 5ª classe da reforma educativa em Angola, no período de 2012 – 2019. Dados de África (S). , v.4, p.113 – 126 – 126, 2021.Referências adicionais: Português. Meio de divulgação: Vários. Home page;
  2.  SONECA, S. Os motivos que estão na base da escolha dos cursos pelos candidatos no instituto superior de Artes 2018. COM A PALAVRA, O PROFESSOR. , v.5, n. 11, p.212 – 230, 2020. Referências adicionais: Português. Meio de divulgação: Meio digital.

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DADOS DO DOCENTE

  • Docente do DEI de Artes Plásticas do curso de Artes Visuais
  • Vice-Decano Para os Assuntos Científicos e Pós-Graduação da FaArtes
  • Pertence ao grupo de pesquisaÁFRICA DO SÉCULO XX E TEMPO PRESENTE DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – BRASIL 
  • Email: yanessanguifada@gmail.com
  • Licenciatura em Antropologia na Faculdade de Ciências Sociais pela Universidade Agostinho Neto;
  • Mestre em  Ensino de História de África, pelo ISCED de Luanda;
  • Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

UNIDADES CURRICULARES (DISCIPLINAS/CADEIRAS)

  • História e cultura africana;  
  • Sociedades e culturas de Angola; 
  • Antropologia;
  • Antropologia do consumo;
  • Arte africana.

ÁREAS DE INTERESSE

  • Ensino de História;
  • História de Angola, África, das cidades, das populações e questões demográficas;
  • Representações de África e Arte Africana;
  • História e Saúde Pública (gestão de dados epidemiológicos e análise de dados);
  • Património;
  • Antropologia urbana.

ALGUMAS PUBLICAÇÕES

  • Alguns Artigos publicados: 
  1.  A HISTÓRIA E A ANTROPOLOGIA: ENCRUZILHADAS NO ESTUDO DO ?OUTRO? NO CONTEXTO COLONIAL EM ÁFRICA: UMA EXPOSIÇÃO PARA A COMPREENSÃO. Cadernos da África Conteporânea, v. 6, p. 12-31, 2023;
  2. O lugar do testemunho, do acontecimento e das memórias em Ilda Quintas Gomes. HISTÓRIA UNICAP, v. 9, p. 235-253, 2022;
  3. O lugar da história e cultura de África no espaço da sala de Aula no ISART. CEM CULTURA, ESPAÇO & MEMÓRIA, v. 12, p. 83-97, 2021;
  4. O edificado colonial de Luanda e o fazer histórico em sala de aula: potencialidades e caminhos para falarmos de história pública e lugares de memória. NAUI – DINÂMICAS URBANAS E PATRIMÔNIO CULTURAL, v. 10, p. 131-150, 2021;
  5. REALIMENTAR AS NARRATIVAS SOBRE O CONTINENTE AFRICANO NO PRESENTE E RECRIAR A IMAGEM DO PASSADO: TAREFAS DE UM VIAJANTE.. Dados de África(s), v. 2, p. 71-85, 2021;
  6. Reconhecimento de corpos e práticas urbanas na cidade do Kilamba em plena pandemia de covid – 19. WAMON – REVISTA DOS ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL DA UFAM, v. 6, p. 131-138, 2021;
  7. O 27 de Maio de 1977 em Angola, em Torno de um Silenciamento, Lugares e Deveres de Memória. Afros & Amazônicos, v. 1, p. 63-77, 2021.
  • Capítulos de livros publicados:
  1. Os ?Indígenas? entre a Expropriação e a Construção do Hospital Indígena de Luanda: Fomento Urbano e Demolições. In: Edna Maria Matos Antonio; Carlos de Oliveira Malaquias. (Org.). Cultura, Memória e Poder: História e Historiografia. 1ed.Rio de Janeiro – Rj: Telha, 2021, v. 1, p. 73-97;
  2. Aplicação do EpiInfo na análise de dados dos casos notificados da Gripe A (H1N1) em Angola: actuação e experiência. In: Câmara Municipal de Guimarães. (Org.). A Gripe Espanhola de 1918. 1ed.Guimarães: Casa de Sarmento – Centro de Estudos do Património | UMinho, 2020, v. 1, p. 31-40;
  3. Luanda cidade colonial: A construção de bairros indígenas, 1922 ? 1962. ?Fomento ou Controlo??. In: Câmara Municipal de Guimarães. (Org.). II Congresso Histórico Internacional – AS CIDADES NA HISTÓRIA: SOCIEDADE. 2ed.Guimarães: Câmara Municipal de Guimarães, 2019, v. 2, p. 1-33.

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