Faculdade de Artes

DEI de Ciências Básicas e Multidisciplinares / FaArtes





Departamento de Ensino e Investigação de Ciências Básicas e Multidisciplinares

O Departamento  de Ensino e Investigação de Ciências Básicas e Multidiscplinares é um espaço crucial para a integração entre as artes e as ciências. Busca promover uma formação ampla, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades tanto nas áreas artísticas quanto nas científicas.
Esse departamento costuma dedicar-se à pesquisa e ao ensino de disciplinas fundamentais, mas com um enfoque que valoriza a interdisciplinaridade. A ideia é que os estudantes possam entender como esses conhecimentos básicos se relacionam com suas práticas artísticas, estimulando a criatividade e a inovação.
Além disso, o departamento pode oferecer projectos e oficinas que incentivam a experimentação e a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo. Isso é essencial para formar profissionais que sejam capazes de pensar de forma crítica e criativa, integrando saberes variados em suas práticas.
DEI Chefe do DEI
Ciências Básicas e Multidisciplinares
Yuri Agostinho

CORPO DOCENTE

DADOS DO PROFESSOR

  • Chefe do DEI de Ciências Básicas e Multidisciplinares;
  • Vice-Decano Para os Assuntos Científicos e Pós-Graduação da FaArtes
  • Pertence ao grupo de pesquisaÁFRICA DO SÉCULO XX E TEMPO PRESENTE DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – BRASIL 
  • Email: yanessanguifada@gmail.com
  • Licenciatura em Antropologia na Faculdade de Ciências Sociais pela Universidade Agostinho Neto;
  • Mestre em  Ensino de História de África, pelo ISCED de Luanda;
  • Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

UNIDADES CURRICULARES (DISCIPLINAS/CADEIRAS)

  • História e cultura africana;  
  • Sociedades e culturas de Angola; 
  • Antropologia;
  • Antropologia do consumo;
  • Arte africana.

ÁREAS DE INTERESSE

  • Ensino de História;
  • História de Angola, África, das cidades, das populações e questões demográficas;
  • Representações de África e Arte Africana;
  • História e Saúde Pública (gestão de dados epidemiológicos e análise de dados);
  • Património;
  • Antropologia urbana.

ALGUMAS PUBLICAÇÕES

  • Alguns Artigos publicados: 
  1.  A HISTÓRIA E A ANTROPOLOGIA: ENCRUZILHADAS NO ESTUDO DO ?OUTRO? NO CONTEXTO COLONIAL EM ÁFRICA: UMA EXPOSIÇÃO PARA A COMPREENSÃO. Cadernos da África Conteporânea, v. 6, p. 12-31, 2023;
  2. O lugar do testemunho, do acontecimento e das memórias em Ilda Quintas Gomes. HISTÓRIA UNICAP, v. 9, p. 235-253, 2022;
  3. O lugar da história e cultura de África no espaço da sala de Aula no ISART. CEM CULTURA, ESPAÇO & MEMÓRIA, v. 12, p. 83-97, 2021;
  4. O edificado colonial de Luanda e o fazer histórico em sala de aula: potencialidades e caminhos para falarmos de história pública e lugares de memória. NAUI – DINÂMICAS URBANAS E PATRIMÔNIO CULTURAL, v. 10, p. 131-150, 2021;
  5. REALIMENTAR AS NARRATIVAS SOBRE O CONTINENTE AFRICANO NO PRESENTE E RECRIAR A IMAGEM DO PASSADO: TAREFAS DE UM VIAJANTE.. Dados de África(s), v. 2, p. 71-85, 2021;
  6. Reconhecimento de corpos e práticas urbanas na cidade do Kilamba em plena pandemia de covid – 19. WAMON – REVISTA DOS ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL DA UFAM, v. 6, p. 131-138, 2021;
  7. O 27 de Maio de 1977 em Angola, em Torno de um Silenciamento, Lugares e Deveres de Memória. Afros & Amazônicos, v. 1, p. 63-77, 2021.
  • Capítulos de livros publicados:
  1. Os ?Indígenas? entre a Expropriação e a Construção do Hospital Indígena de Luanda: Fomento Urbano e Demolições. In: Edna Maria Matos Antonio; Carlos de Oliveira Malaquias. (Org.). Cultura, Memória e Poder: História e Historiografia. 1ed.Rio de Janeiro – Rj: Telha, 2021, v. 1, p. 73-97;
  2. Aplicação do EpiInfo na análise de dados dos casos notificados da Gripe A (H1N1) em Angola: actuação e experiência. In: Câmara Municipal de Guimarães. (Org.). A Gripe Espanhola de 1918. 1ed.Guimarães: Casa de Sarmento – Centro de Estudos do Património | UMinho, 2020, v. 1, p. 31-40;
  3. Luanda cidade colonial: A construção de bairros indígenas, 1922 ? 1962. ?Fomento ou Controlo??. In: Câmara Municipal de Guimarães. (Org.). II Congresso Histórico Internacional – AS CIDADES NA HISTÓRIA: SOCIEDADE. 2ed.Guimarães: Câmara Municipal de Guimarães, 2019, v. 2, p. 1-33.

Mais informações sobre o Docente: Clique aqui

 

DADOS DO DOCENTE

  • Docente do DEI de Ciências Básicas e Multidisciplinares;
  • Email: hugodiasdosantos@hotmail.fr
  • Mestrado em Engenharia de Sistemas de Informações.

UNIDADES CURRICULARES (DISCIPLINAS/CADEIRAS)

  • Introdução a Gráfica;
  • Gráfica Informatizada I;
  • Gráfica II e III;
  • Ilustração Gráfica I e II.

ÁREAS DE INTERESSE

  • Novas Tecnologias;
  • Normas Jurídicas;
  • Análise de Perfil.

CONQUISTAS

  • Analista de Sistemas do Ace Angola (2013-2014);
  • Chefe de Departamento de Tecnologias de Informação no ISART (2014-2016);
  • Docente da Universidade Jean Piaget (2014-2020);
  • Docente da Universidade Metodista de Angola (2014-2020).

DADOS DO PROFESSOR

  • Docente do DEI de Ciências Básicas e Multidisciplinares;
  • Email: mateuskuhanga@gmail.com / mateuskuhanga@hotmail.com
  • Doutorando em Ciências da Literatura pela Universidade do Minho, Braga-Portugal.

UNIDADES CURRICULARES (DISCIPLINAS/CADEIRAS)

  • Noções da Linguística Bantu;
  • Literatura;
  • Língua Portuguesa.

ÁREAS DE INTERESSE

  • Literatura;
  • Língua Portuguesa.

CONQUISTAS

  • Coordenador Adjunto para os Assuntos Académicos da Faculdade de Serviço Social (2024).

DADOS DO DOCENTE

  1. simaosoneca3@gmail.com  
  2. sandrasoneca1@gmail.com 
  • Licenciatura em Psicologia do Trabalho pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais da
    Universidade Agostinho Neto;
  • Mestre em  Educação – Ensino de História de Angola, pelo ISCED de Luanda;
  • Doutorando em Difusão do Conhecimento na Universidade do Estado da Bahia – Brasil.

UNIDADES CURRICULARES (DISCIPLINAS/CADEIRAS)

  • Psicologia Geral;
  • Psicologia aplicada a Música;
  • Psicologia Aplicada;
  • Psicologia.

ÁREAS DE INTERESSE

  • Educação e Ensino;
  • Psicologia;
  • História;
  • Memórias das Artes.

ALGUMAS PUBLICAÇÕES

  • Artigos completos publicados em periódicos 
  1. SONECA, S. Breves considerações sobre a memória histórica, congelada no manual de ensino de história da 5ª classe da reforma educativa em Angola, no período de 2012 – 2019. Dados de África (S). , v.4, p.113 – 126 – 126, 2021.Referências adicionais: Português. Meio de divulgação: Vários. Home page;
  2.  SONECA, S. Os motivos que estão na base da escolha dos cursos pelos candidatos no instituto superior de Artes 2018. COM A PALAVRA, O PROFESSOR. , v.5, n. 11, p.212 – 230, 2020. Referências adicionais: Português. Meio de divulgação: Meio digital.

Mais informações sobre o Docente: Clique aqui

DADOS DO DOCENTE

  1. ngomakokoto@gmail.com 
  2. ngoma2000@hotmail.com 
  3. dapaixo2000@yahoo.com.br
  • Licenciatura em Antropologia na Faculdade de Ciências Sociais pela Universidade Agostinho Neto;
  • Mestre em  Educação – Ensino de História de Angola, pelo ISCED de Luanda;
  • Doutorando em Difusão do Conhecimento na Universidade do Estado da Bahia – Brasil.

UNIDADES CURRICULARES (DISCIPLINAS/CADEIRAS)

  • Antropologia; 
  • Antropologia da Arte; 
  • Sociedade e Culturas de Angola.

ÁREAS DE INTERESSE

  • Ciências Sociais e Humanas;
  • Artes e Humanidade;
  • Construção curricular.

ALGUMAS PUBLICAÇÕES

  • Artigos completos publicados em periódicos 
  1. NGOMA, J. D.Entronização do candidato ao ‘poder político endógeno” africano: um olhar sobre a organização política do subgrupo vambalundu do reino de Ombalundu dos ovimbundu de Angola, província de Wambu. https://revistas.uneb.br/index.php/dadosdeafricas. , v.1, p.45 – 63, 2020. 
  • Artigos em jornal de notícias
  1. NGOMA, J. D. Antropólogo defende construção da identidade cultural a partir da família. Jornal opaís. Angola – Luanda, p.12 – 12, 2021;
  2. NGOMA, J. D. Fome pode destruir o caráter da pessoa. JORNAL OPAÍS. Angola – Luanda, p.12 – 12, 2021;
  3. NGOMA, J. D. Académicos alertam para os riscos da sedentarização dos khoisan. JORNAL OPAÍS. Angola – Luanda, p.10 – 11, 2020;
  4. NGOMA, J. D. Um tributo aos guardiões dos valores da família ‘Dia internacional dos avós’. JORNAL DE ANGOLA. Angola – Luanda, p.24 – 24, 2020.

Mais informações sobre o Docente: Clique aqui

 

DADOS DA PROFESSORA

  • Professora do DEI de Ciências Básicas e Multidisciplinares;
  • Faz parte da Organização da Conferência Internacional de Literaturas e Culturas Africanas  
  • Email: luiecaferraz@hotmail.com 
  • Licenciatura em Antropologia Cultural;
  • Mestre em Ensino de Literatura de Líbgua Portuguesa;
  • Doutora em Estudos Portugueses – Literatura de Tradição Oral.

UNIDADES CURRICULARES (DISCIPLINAS/CADEIRAS)

  • Literatura;
  • Orientação de Trabalho de Fim de Curso.

ÁREAS DE INTERESSE

  • Literatura;
  • Língua Portuguesa.

CONQUISTAS

  • Presidente do Conselho Científico;
  • Membro permanente do Conselho Científico da Conferência Internacional da Universidade de Luanda;
  • Participação em Conferências Internacionais com comunicação, artigos  publicados e de opinião no Jornal O PAÍS e Jornal Folha 8;
  • Membro do Grupo de Pesquisa WOMENLIT, com escritas de alguns poemas de reflexão publicados;
  • Participação em revisão de artigos aos pares da revista brasileira NJINGA SAPE.

Mais informações sobre Professora: Clique aqui

 

DADOS DO PROFESSOR

  • Professor do DEI de Ciências Básicas e Multidisciplinares;
  • Vice Decano para os Assuntos Académicos da Faculdade de Artes da Universidade de Luanda;  
  • Letrista;
  • Email: cisekekambolo@gmail.com 
  • Licenciatura em Ciências de Educação;
  • Mestre em Líbgua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa.

UNIDADES CURRICULARES (DISCIPLINAS/CADEIRAS)

  • Literatura;
  • Língua Portuguesa;
  • Escrita Dramática Contemporânea.

ÁREAS DE INTERESSE

  • Cultura;
  • Arte;
  • Língua – Foneticista.

ALGUNS TRABALHOS/ACTIVIDADES DE CIÊNCIAS BÁSICAS E MULTIDISCIPLINARES

Veja também: Artes Plásticas / Design de Moda / Música /Teatro