No dia 10 de outubro de 2024, o mundo celebrou o Dia Mundial da Saúde Mental, uma ocasião global dedicada a aumentar a consciencialização sobre a saúde mental, combater o estigma e mobilizar esforços em prol do seu apoio. Em Angola, esta data especial foi marcada pela cerimónia de premiação e inauguração da exposição do Concurso de Artes sobre Saúde Mental, uma iniciativa do Ministério da Saúde através do Programa de Saúde Mental e Abuso de Substâncias, juntamente com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Camões – Centro Português de Cooperação, com o apoio da Universidade Privada de Angola (UPRA), da JUCARENTE e da Academia Diplomática Venâncio de Moura.
As candidaturas, nas categorias de poesia, pintura e fotografia, foram recebidas entre 01 de Julho e 06 de Setembro de 2024.
No total, 180 candidatos participaram do concurso de artes sobre saúde mental com obras nas disciplinas de poesia, pintura e fotografia expressando a sua visão e percepção sobre saúde mental, dos quais 15 foram distinguidos com certificados de mérito e prémios de excelência. Ao vencer o primeiro lugar do concurso na categoria de pintura, Tito Joaquim, não celebra apenas um prémio, mas o reconhecimento do valor da sua voz e a importância de trazer à tona temas que muitas vezes são silenciados e que têm impacto na saúde mental.
Edição/Revisão: Departamento de Tecnologias de Informação e Comunicação