…Uma imagem vale mais do que mil palavras…
Estas palavras ficaram mais comprovadas por todos aqueles que participaram na bela Exposição de Artes dos Estudantes finalistas das Artes Visuais na Faculdade de Artes da Universidade de Luanda com o lema: “Mudança de Paradigma” na tarde do dia 05 de Julho de 2024. A exposição, deu-se início após as palavras de abertura na voz do Vice-Decano para os Assuntos Científicos e Pós graduação da Faculdade de Artes, Professor Doutor Yuri Agostinho, em representação do Decano, Professor Doutor Lulenga Mambu. A moderação esteve a cargo do Docente Félix António, que com toda paciência levou a todos presentes a cada projecto artístico dos estudantes finalistas artistas.
A exposição, com toda certeza serviu de grande amostra do que a Faculdade de Artes, por meio do Departamento de Ensino e Investigação das Artes Plásticas do curso de Artes Visuais tem feito, e, visto que contra factos não se encontram argumentos, a exposição contou com 17 autores e com variedades de projectos artísticos. Apesar de que as imagens falavam por si, umas estavam mais clarificadas do que as outras, por isso, os próprios autores das obras tentavam expressar não só por meio da sua obra mas em sua própria voz a razão das suas belas artes.
Conheça os 17 Autores e os seus Projectos:
- Avelino Calunga – Marca do Tempo;
- Amândio Cachiumbua – Cirurgia Cardiovascular;
- Virgílio Culivela – Parem com isso;
- Ailton Miguel – Um preto e outro branco em coisas de raça;
- Gerson Natal – A transição 2;
- Lacerda Jamba–O penálti;
- Imaculada Tchitanga – 24/24×7 Mais alguma coisa;
- Maria Tomawa – Crianças Coletoras;
- Daniel Fundu –O Luwutuluku lua nkangu a ndombe;
- Paulo Binza – Conflitos Sombrios;
- Lino Campos – E se fosse você?;
- Jesus Cordeiro – A viúva de Preto;
- Sambaca Natal – Casa das Reflexões;
- Belmiro Pereira – Miradouro da Ilha;
- Edson Nzumba – A ilha dos brinquedos desajustados;
- Américo Assis – Italiano Jr;
- Jorge Tomé – O intruso.
O dia 05 de Julho de 2024, foi mesmo de Arte, mesmo que se olhasse num copo da FaArtes, via-se Arte. Bem haja ao DEI das Artes Plásticas, bem haja a FaArtes, sim, bem haja a UniLuanda.
Fonte/Texto: Departamento de Tecnologias de Informação e Comunicação